quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

CDS PROPÕE ENTREGA DO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO A EMPRESAS QUE CONTRATEM TRABALHADOR SEM TERMO



O CDS-PP apresentou esta quarta-feira um projecto de lei que prevê que uma empresa que contrate um desempregado sem termo possa receber o remanescente do subsídio de desemprego a que o beneficiário tem direito.
"O subsídio de desemprego ou o subsídio social de desemprego inicial a que os beneficiários tenham direito pode ser pago globalmente, por uma só vez, à entidade empregadora que celebrar com o beneficiário um contrato de trabalho sem termo", prevê o diploma.
Pedro Mota Soares considerou que esta proposta "é um incentivo à contratação" e à criação de emprego, e cria uma situação “em que todos ganham", até o Estado.
"É uma medida economicamente certa", disse, porque não gera mais despesa, já que "a verba a pagar às empresas já está prevista no Orçamento do Estado" e até cria mais receita, quer "por via das contribuições para a Segurança Social, quer por via do IRS pago pelo trabalhador".
Mota Soares considerou ainda que a medida permite "que se devolva a devolva a auto-estima e a capacidade de iniciativa do desempregado na procura activa de emprego".
O deputado frisou que, neste momento, se registam todos os dias "mais 436 desempregados em todos os centros de emprego do país", uma situação de "enorme drama social", sobretudo para grupos específicos como "as mulheres de alguma idade" e os mais jovens.
"Num só ano, o desemprego dos mais jovens cresceu 25 por cento, em 2009 existiram mais 15 mil desempregados jovens", sublinhou.
Os números do desemprego, considerou, "demonstram bem que o modelo económico está errado" e defendeu que "a acção política deve juntar esforços e unir forças para combater o fenómeno do desemprego".
"Esta é a grande prioridade do CDS, combater a crise e o desemprego", dizendo que será esse o tema da interpelação parlamentar agendada para o dia 20 de Janeiro.

CDS com Público.pt e Antena1

Sem comentários:

Enviar um comentário