sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

APROVADA RESOLUÇÃO DO CDS COM MEDIDAS DE URGÊNCIA PARA A AGRICULTURA


O CDS-PP defendeu esta sexta-feira a necessidade de agilizar o programa comunitário de desenvolvimento rural (PRODER) e tornar mais rápidos os pagamentos aos agricultores, com Paulo Portas a assumir um tom de “suma moderação”.

No debate, na Assembleia da República, de um projecto de resolução do CDS-PP com medidas para a agricultura, o líder democrata-cristão considerou que as medidas já tomadas pelo Governo, como a “energia verde”, o apoio ao gasóleo e a linha de crédito anunciada “não chegam”.
Depois de criticar a “frivolidade numérica e a propaganda compulsiva do primeiro-ministro”, Paulo Portas disse assumir um tom de “suma moderação” na abordagem ao sector, para defender que o seu projecto de resolução, a ser aprovado, “compromete o Governo e é um passo enorme em frente”.
Portas considerou que o regime de pagamento único, verbas 100 por cento comunitárias, e que beneficiam 200 mil agricultores, “foi um caso da mais inacreditável incompetência da administração”.
Quanto ao PRODER, (programa de desenvolvimento regional), Paulo Portas defendeu que a avaliação das candidaturas tenha um prazo definido ao fim do qual o seu deferimento é tácito, e que as verbas da comparticipação nacional sejam disponibilizadas no Orçamento do Estado para 2010.
O líder do CDS-PP criticou ainda o “dirigismo do Estado” no programa, afirmando que “à conta do dirigismo, a baga do Sabugueiro é prioritária” face à carne ou ao leite.
Este Projecto de Resolução, foi aprovado no final do debate.

CDS com Destak

Sem comentários:

Enviar um comentário