terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Solidariedade: Ministro que vai prorrogar plano DOM até final do ano letivo.


O ministro da Solidariedade e Segurança Social anunciou hoje, no Porto, que o Governo mantém o plano DOM-Desafios, Oportunidades e Mudanças até ao final do ano lectivo e está a estudar novas formas de o sustentar.
“O Governo decidiu prorrogar o plano DOM até ao final do ano letivo, garantindo que não há quebras e que todas as crianças e todos os jovens que estão a ser acompanhados durante todo este ano lectivo não terão qualquer alteração”, declarou o ministro Pedro Mota Soares, à margem de uma visita ao Colégio dos Órfãos do Porto.
O plano DOM – Desafios, Oportunidades e Mudanças tem como objetivo principal a implementação de medidas de qualificação da rede de lares de infância e juventude, incentivadoras de uma melhoria contínua da promoção de direitos e proteção das crianças e jovens acolhidas, no sentido da sua educação para a cidadania e desinstitucionalização em tempo útil.
Pedro Mota Soares adiantou ainda que o Ministério da Solidariedade e Segurança Social quer levar a cabo uma avaliação de todos os casos do plano DOM e desenvolver formas de financiamento para continuar o programa.
“Pedimos que fosse feita uma avaliação a todos os casos do plano DOM e acima de tudo que se estudasse a possibilidade de encontrarmos novas formas de financiamento para o programa, porque é fundamental do ponto de vista da segurança social termos sempre respostas que sejam sustentáveis”, acrescentou o ministro.
Pedro Mota Soares revelou-se satisfeito com a possibilidade de Portugal poder reprogramar verbas comunitárias para o plano DOM e mantê-lo “nos próximos anos”.
Em outubro, técnicos recrutados para ajudar menores institucionalizados queixaram-se no Porto da incerteza quanto ao prolongamento de acordos de cooperação entre o Estado e as instituições onde trabalhavam.
O ministro da Solidariedade, um ex-salesiano no Colégio do Estoril, teve hoje oportunidade de visitar o Colégio dos Órfãos do Porto – instituição que está a celebrar o seu 60º aniversário e tem em curso várias obras de requalificação - reencontrando antigos professores, designadamente o padre Joaquim Taveira da Fonseca, atual diretor da instituição.

CDS-PP/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário