quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Portas espera “decisões fortes” e “compromisso” dos Estados para que BCE possa assegurar estabilidade financeira



O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, afirmou hoje esperar que do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira saiam "decisões fortes" e o compromisso dos Estados com um disciplina orçamental que permita ao BCE assegurar estabilidade à Europa.

Sobre o encontro da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que esta semana, em Paris, declararam esperar que até março os 17 países da Zona Euro cheguem a acordo sobre um novo tratado europeu que inclua "sanções automáticas" para aqueles que desrespeitarem o limite estabelecido para o défice, Portas afirmou que é "inteiramente livre" mas lembrou que "a Europa, em todo o caso, não se faz a dois, faz-se a 27".

Do Conselho Europeu, o ministro disse esperar "decisões fortes e que os Estados se comprometam com uma disciplina do ponto de vista das contas que permita uma maior coordenação orçamental e económica entre os vários países".

Em contrapartida, acrescentou, manifestou-se a sua expetativa que “a União Europeia atue com solidariedade e contribua para ultrapassar a crise do euro, gerando confiança, que é a única forma de as economias crescerem e criarem emprego".

"O presidente do BCE foi bastante claro ao afirmar que se o Conselho tomar decisões importantes do ponto de vista do compromisso com a disciplina em termos orçamentais, o BCE cumprirá as suas funções do ponto de vista da estabilidade financeira", acrescentou, explicando considerar "preferível saber interpretar o que está a acontecer do ponto de vista do BCE do que estar a fazer pressões políticas".

Paulo Portas falou aos jornalistas ao final da manhã, à margem do XX Congresso do Partido Popular Europeu, que acontece hoje e quinta-feira em Marselha, antes de seguir para Bruxelas, onde decorre o Conselho Europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário