segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A reforma da Administração local poderia e deveria ser mais ambiciosa

A bancada do CDS na Assembleia Municipal de Arouca transmitiu na última Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira, que o Documento Verde para a Reforma da Administração Local colocado à discussão pelo Governo poderia e deveria ser mais ambicioso.
Pedro Magalhães lembrou que tem havido uma tentativa de centralizar a discussão pública apenas num dos eixos do referido documento, a organização territorial. Para o CDS o documento é muito mais do que a anexação de freguesias e poderá ser, havendo ambição e sentido de responsabilidade, um ponto de partida para o reforço do municipalismo e do poder local.
Na sua intervenção, Pedro Magalhães referiu-se aos quatro eixos previstos para a Reforma da Administração Local, lembrando que é um erro não se discutir o documento como um todo. Para o CDS esta reforma poderá ser uma oportunidade para se valorizar e rentabilizar ao máximo a tradição que o Poder Local tem em Portugal.
Numa intervenção em que minuciosamente abordou o Documento Verde para a Reforma da Administração Local, o CDS apresentou como principais bandeiras a redução da capacidade de endividamento das autarquias para um máximo de 50%; a suspensão da criação de novas parcerias público – privadas; o reforço dos poderes das Assembleias Municipais e o aumento das transferências de competências dos Municípios para as Juntas de Freguesias.   
A Reforma da Administração Local resulta do Memorando de Entendimento estabelecido entre o Governo Português, a CE, o BCE e o FMI, no qual foi assumido o compromisso de a reorganizar até Junho de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário