domingo, 19 de dezembro de 2010

Paulo Portas critica primeiro-ministro e lembra que Cavaco “criou o 14.º mês dos pensionistas”

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, criticou, este sábado, em Évora as declarações do primeiro-ministro, José Sócrates, sobre os que exploram a questão da pobreza para benefício político, lembrando que Cavaco Silva, enquanto chefe de Governo, "criou o 14.º mês dos pensionistas".
José Sócrates "foi quem decidiu congelar pensões de 189 euros, de 227 euros e 246 euros, que é tudo o que cerca de um milhão de idosos em Portugal tem por mês. Está a criticar um Presidente da República que, por acaso, foi quem criou em Portugal o 14.º mês dos pensionistas", disse.
Durante a Conferência Além Tejo, organizada pela Distrital de Évora do partido, o presidente dos centristas exigiu explicações sobre a criação do fundo para despedimentos, anunciado na quarta-feira pelo Governo, no âmbito do pacote de 50 medidas para promover a competitividade e o emprego.
"Porque é que o Governo acha mais importante financiar o despedimento do que estimular a contratação, quem é que vai pagar o tal fundo e, se são todas as empresas, isso significa que as empresas que não despedem vão financiar as empresas que despedem e então qual é o incentivo a contratar", perguntou.
Por outro lado, Paulo Portas questionou "se esta é a melhor altura para se criar mais um custo" para as empresas, quando estas "já têm um aumento contributivo, da electricidade e do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)".
O líder do CDS-PP lamentou ainda o facto de "não haver uma única medida para os sectores do mar, do turismo e da agricultura" no pacote de 50 medidas anunciado pelo Governo.
"Estes três sectores são determinantes para produzir mais, exportar mais e substituir a importação, ou seja, para corrigir e rectificar o endividamento do país", considerou Paulo Portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário